Guia Infantil

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Agora falta pouco!!!

Na quarta-feira fui ao médico e a cirurgia foi "pré" marcada para 15/09. Digo "pré" porque ainda não recebemos a resposta do convênio, mas tenho certeza que dará tudo certo, pagamos um bom convênio e, quando operei da vesícula, não houve problema algum...

Estou super animada! Tô tranquila e com a certeza de que vai dar tudo muuuuito certo! Já passei por uma cirurgia antes, então já tenho uma idéia de como serão as coisas... Da primeira vez, senti tanto medo que me apagaram quando perceberam que eu ia abrir a boca... Mas é que a sensação de impontência é muito grande, aquele monte de aparelhos, você lá, peladona, uma monte de gente em volta... Horrível! Agora já vou mais preparada...

Isso serviu pra me animar um pouco, mas essa semana foi bem estressante. Eu trabalho em uma creche municipal que atende crianças entre 0 e 3 anos. Sob minha responsabilidade ficam 11 crianças com idades entre 1 e 2 anos... Adoro o que faço e procuro fazer sempre da melhor forma possível, mas esta semana tive a constatação que, as vezes, se entregar, se envolver demais só machuca a gente...

Tenho uma aluninha de 2 anos, a Aninha... Uma criança extremamente doce, mas um tanto quieta e tímida para uma criança dessa idade... Essa florzinha tem uma mãe um tanto irresponsável... Se vcs vissem a situação em que essa criança chega na escola... é de dar dó. Ela esta sempre fedendo... e não é exagero meu, não. Essa menininha fede urina, cigarro, suor, um horror. Sua mochila fede mais do que ela, então imagina a situação das roupas da menina. Como eles passam período integral na creche, tomam banho lá. Não temos nem vontade de por roupa na menina, porque temos tanto trabalho pra limpá-la, que por roupas fedendo nela é demais...

Há um tempo atrás a menina apareceu cheia, lotada de piolhos. Gente, toda criança pega piolho. Nós pegamos piolho se não tomarmos cuidado, pois estamos em contato direto com eles. O piolho não é o problema. O problema é não cuidar... e a mãe não cuidava. Por diversas vezes tive que conversar com ela, pedir que continuasse na limpeza da cabeça da Aninha. E ela sempre me respondeu com desdem incrível, como se aquilo não fosse problema dela, chegou até a me dizer que caia sozinho.

Há aproximadamente 3 semanas atrás, a Aninha começou a expelir vermes durante a evacuação... Eram vermes enormes, que saiam vivos, uma coisa horrível de se ver. Chamamos a mãe, explicamos o que estava acontecendo, pedimos que buscasse auxilio médico... e nada. Eu tinha pavor de que essa menina dormisse e acontecesse algo, porque sei de casos de crianças que engasgaram com vermes que saíram pela boca, e, como gota d'água, um dia a professora da manhã deu banho nela e na hora de pegar a bolsa na mochila dela, encontrou uma bermudinha cheia de coco... enfim... chamamos a mãe inúmeras vezes, conversamos, orientamos, pedimos, praticamente imploramos uma ação da parte dela, mas

vendo o descaso da mãe, tivemos a certeza de que essa menina corria um risco. E dos grandes.

Eu trabalho no periodo da tarde, e a professora da manhã, tão indignada quanto eu, resolveu pedir ajuda ao Conselho Tutelar da cidade. O Conselho Tutelar acionou a Secretaria de Educação, a qual a professora da manhã já havia procurado e não havia obtido nenhuma ajuda... Chegou então na escola uma representante da secretaria da educação, que foi na casa da Aninha.
Veio dizendo que eles viviam em condição de miséria extrema, num barraco, sem água encanada, sem rede de esgoto, que fazem suas necessidades no quintal, a mãe usa trapos na criança porque não tem dinheiro pra fralda... Disse que estavámos descriminando a mãe e a criança, que não deveríamos ter procurado o conselho tutelar, que precisávamos ver o lado da mãe....

Vou contar pra vcs o lado da mãe. É uma mulher de 24 anos, que tem 4 filhos, que não trabalha porque o marido não deixa, mas que esta sempre de batom, lápis e rímel, cigarro na boca, mas que não tem dinheiro pra comprar fralda????????
Essa mulher não perde a oportunidade de nos oferecer a criança. Sim! Ela sempre fala: "Leva a Aninha pra você, professora..."!!!!!!!! Eu tenho vontade de dar um murro na cara dela. Ontem mesmo teve reunião e eu estava explicando sobre um projeto que estamos desenvolvendo. A cada dia um aluno vai levar um boneco pra casa e passar o dia com esse boneco. Ela disse, no meio de todo mundo: "Eu levo o boneco e a senhora leva a Aninha, a gente troca."

Vocês acham que eu tenho dó de uma fdp dessas???? Eu tenho dó da criança, que parece um bichinho, tem o corpinho todo manchado por causa dessas verminoses, tem um olhar perdido, vazio, que olha toda desconfiada quando ouve vc dizer que ela é linda, que está cheirosa... Eu rezo todo santo dia pela segurança dessa criança e porque ela tem uma mãe que eu nem sei se merecia esse título.

Ela é pobre? É!! Mas desde quando pobreza é sinônimo de imundície, de maus tratos??? Eu tenho aluna que a mãe vai buscar comida da creche, porque senão não tem o que comer em casa. E a meninha é tratada como uma princesa, com todo amor, carinho e respeito. Pra mim, nada justifica o comportamento desse ser. NADA!

E a posição da Secretaria de Educação então... Ao invés de nos apoiar, trataram a mãe como uma coitada e agora ela tá se sentindo a rainha da cocada preta... A professora da manhã chorou tanto, que ficou com a cara inchada o dia todo.
Agora, estamos fazendo uma carta, nos isentando de qualaquer coisa que possa vir a acontecer com a menina e deixando claro que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance... Esse anjinho está nas mãos de Deus agora...

É isso que o governo faz: oferece bolsa escola, viva leite, auxilio gás... mas se isenta de responsabilidade, de por a mão na massa... e ainda impede a gente de agir!

Isso me deixou muito chateada! Eu percebi que não é todo mundo que se envolve com o que faz, apenas empurra com a barriga, esperando o dia 30 chegar pra pegar a "recompensa" do fardo que é o trabalho que desempenha. Gente! Essa menina corre risco e ouvimos da representante da secretaria da educação que a mãe precisa de ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A ajuda que a mãe quer é dar a menina!!!!!!!!! Ela é uma safada, que vive às custas dos outros, e que só põe filho no mundo!!!

Será que um inocente sempre vai pagar??? Será que só vão perceber a gravidade da situação no dia que essa menina morrer??? Ela está fraca, sem ânimo, sem viço... É revoltante!!!
Como disse minha amiga, essa mãe não pode nem ser chamada de vaca, porque vaca é um animal muito útil...

Estou muito revoltada, chateada, me sentindo inútil....

4 comentários:

Mary Lúcia disse...

Amiga,que história revoltante dessa menina...as vezes penso pq certas mulheres tem o previlégio de pôr uma criança no mundo?Pq Deus permite isso...uma inocente sofrendo...realmente tem coisas que a gente não consegue intender.
bjs

Alê disse...

Oi amiga!!
Estou revoltada com tudo isso...
É horrível constatar que existem pessoas assim no mundo...Infelizmente.
Bjs,

Ana Júlia Safadinha disse...

oi amiga, que bom que vc esta tranquila quanto a cirurgia, vai dar tudo certo! quanto a essa "mãe" que nem tem o direito de fazer uso dessa palavra, ninguem merece , esses dias liguei numa creche aqui em serafina pedindo se tinha vaga para fazer uma experiência com a Ana Julia e a diretora disse que não era creche para Ana Jú, pois as crianças geralmente não tinham pai ou mãe, eram maltratadas em casa, só comiam a comida da creche mesmo, os pais não davam banho, as crianças se mordiam...se surravam afff eu nem deixei ela terminar de falar e ainda ela disse, mas se você quiser TENTAR aff..fala sério né...cada um que aparece né., que Deus proteja mesmo essa pequena.

Mary Lúcia disse...

Ola,passei p/saber das novidades e deixar um beijão.
Bom final de semana